quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Bombardeio das Redes Sociais



Toda época de revolução é um período de profundas mudanças de paradigmas, trazendo inúmeros desafios e oportunidades. As transformações do cenário social e de negócios nos últimos anos têm causado uma verdadeira revolução. Quem consegue perceber a transformação e abraçar rapidamente o novo paradigma costuma se tornar um vencedor no novo cenário.

Uma das principais mudanças que temos enfrentado são as mídias sociais. Alavancadas pelas tecnologias e plataformas digitais, as mídias sociais explodiram recentemente e trazem consigo regras próprias.

Com as redes sociais os relacionamentos vão sendo formados virtualmente através de uma estrutura social composta por pessoas, organizações, territórios, etc. - designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que o usuário gosta, não gosta, seus interesses, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.

O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. Tem a característica de serem de livre acesso ao público, sem cobranças por participação. Neste ambiente virtual, os membros têm espaços para interagirem, trocando informações e experiências. Os participantes em geral, têm um perfil semelhante, tanto pessoal quanto profissional, e escolhem participar das redes sociais que reúnem mais pessoas com hábitos e características similares as suas.

Depois que um paradigma se estabelece, torna-se muito confortável continuar resolvendo problemas dentro dele e muito difícil de aceitar ou compreender soluções fora dele. Entretanto, quando um novo cenário se estabelece, por mais resistentes que as pessoas sejam em mudar, já não se consegue mais resolver problemas usando o modelo anterior. Mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas enfrentarão as mudanças que as mídias sociais têm trazido e passarão pelos estágios da insegurança até o amadurecimento e consolidação do novo paradigma.

Andrea Nogueira David Bastos

Um comentário: