sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A NOVA EDUCAÇÃO

Temos estudado que o mestre, tradicionalmente, tem ocupado o lugar de único detentor do saber, o qual é transmitido aos alunos. Notamos que enquanto um se posiciona como quem sabe, o outro é aquele que ignora, não havendo a possibilidade de troca de posicionamentos, uma vez que praticamente em toda a vida acadêmica o aluno se depara com essa perspectiva nas salas de aula. Se esses lugares instituídos assim permanecerem, como poderia o aluno ocupar o lugar de quem sabe se este já se encontra designado ao mestre? Em busca de resposta para este e outros questionamentos, o metodologia EAD examina a possibilidade de mudança nestes posicionamentos, a fim de permitir que o aluno ocupe o lugar daquele que sabe. Nesta inversão, cabe também ao mestre repensar e mudar sua postura. O que aconteceria se este passasse a ocupar o lugar da ignorância? Deste modo, vejamos:

Saber Ignorância
No 1º momento (Tradicional), o mestre ocuparia o lugar de saber e o aluno o de ignorância. Já no 2º momento (Metodologia EAD) o aluno ocuparia o lugar de saber e o mestre, o de ignorância.

A inversão de posicionamentos, proposto por Jacques Rancière em sua obra
“O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual”, implica o aluno no próprio processo de aprendizagem, visto esse apenas ser mediado, e não transmitido, pela rede de educação. É esta autonomia que permite o distanciamento do sujeito professor e conduz o aluno na construção de seu conhecimento.

No decorrer dos anos podemos observar que educação teve um grande avanço em sua metodologia de ensino, levando em conta toda a praticidade tecnológica encontrada em facilitar esse trabalho, onde o mestre não estará obrigatoriamente presente como único sabedor e transmissor do conhecimento, deixando bem claro que todo material que é utilizado serve de suporte e de estimulador, incentivando assim, essa técnica de aprendizagem coletiva em rede, onde se discute determinado assunto em grupo, para que as respostas sejam encontradas, assim obtendo a aprendizagem.

Essa metodologia veio como uma grande ferramenta de trabalho para os tempos modernos, permitindo que muitos profissionais pudessem se aperfeiçoar com o ensino a distância, por muita das vezes não terem tempo de está ocupando quatro horas diárias em sala de aula. Assim podendo estar estudando e até mesmo compartilhando seu aprendizado com membros da família ou do trabalho, além da oportunidade de interagir com os demais, juntando a prática e teoria ao mesmo tempo.

Grupo: Andréa, Karla Suzana e Tatielly

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