sexta-feira, 27 de agosto de 2010

METODO SOCRÁTICO

“Conhece-te a ti mesmo”

O método socrático tinha como característica levar cada indivíduo a refletir acerca dos seus deveres. Sócrates começava por chamar a atenção de cada um para os seus interesses pessoais ou domésticos, educação dos filhos, problemas da vida da cidade, questões relativas ao saber. Levava em seguida os seus interlocutores quaisquer que eles fossem, a extrair do caso particular o pensamento universal.
Neste modelo o mestre parece nada saber. O conhecimento poderia ser alcançado conjuntamente pelo diálogo, instrumento através do qual Sócrates despertava em seu interlocutor o poder do desenvolvimento do pensamento. Ao contrário dos sofistas, Sócrates não apresentava um saber pronto, mas ao questionar seu aluno, fazia com que este encontrasse em si as respostas, delegando ao aluno um posicionamento ativo na busca do conhecimento.


Em geral, o método dialógico de Sócrates é constituído por dois momentos fundamentais: a ironia e a maiêutica.


Na maiêutica, o indíviduo é induzido por seu próprion raciocínio, ao conhecimento ou à solucão de sua dúvida. Surge então, um novo conhecimento, um aprofundamento que não chega ao conhecimento absoluto. O seu sentido de humor confundia os seus interlocutores, que acabavam por confessar a sua ignorância, da qual Sócrates extraía sabedoria.


Na ironia se confunde o conhecimento sensível e o dogmático. Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, opiniões que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais do tal interlocutor, mostrando a tolice e os absurdos das suas opiniões superficiais, através das consequências contraditórias ou absurdas destas mesmas opiniões e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória.


Desde modo, a metodologia EAD está, em parte, em consonância com o modo socrático de conceber a educação, uma vez eleger um grupo de alunos, lado a lado partiram na construção de um conhecimento desprovido da presença de um mestre detentor do saber, mas sim um mestre que nos questiona e faz refletir.


Segundo Murta (2010, p.16) “Para Sócrates, a busca pelo saber e pela verdade ensina homens a serem verdadeiramente felizes”.


Grupo: Andrea, Karla Suzana e Tatielly

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